ANTES DE ENVIAR SEU ARQUIVO PARA A PRODUÇÃO, CERTIFIQUE-SE QUE ELE FOI FINALIZADO CORRETAMENTE.
1- VERIFIQUE SE O ARQUIVO ESTÁ EM CMYK.
Os padrões CMYK e RGB são padrões de cor utilizados em design de projetos, na criação de materiais gráficos, webdesign, material destinado a publicidade impressa, e uma
infinidade de outras situações.
Qual a diferença entre estes padrões?
CMYK corresponde as iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto).
Este é um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores ilimitadas.
A NEW SPACE só trabalha com o padrão CMYK.
RGB corresponde as iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.
Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. Nunca mande seus arquivos para saída de impressão em RGB.
2 - VERIFIQUE SE AS MARGENS DE CORTE E SANGRIA ESTÃO DE ACORDO COM O GABARITO.
Devemos prestar muita atenção neste item, pois é o responsável pela maioria dos problemas de produção quando não está de acordo com o gabarito.
ÁREA DE INFORMAÇÕES é onde devem estar todas as informações que não podem ser cortadas.
MARGEM DE SEGURANÇA é a medida que deve ser considerada entre a linha de segurança e a linha de corte. Essa medida deve ter no mínimo 3mm em cada lado.
SANGRIA é toda a parte do layout que excede a marca de corte, é a parte que será cortada. A sangria deve ser exatamente a continuação do conteúdo da arte, ou seja,
prolongamento de fotos, fundos, etc. É ela que assegura o não aparecimento de filetes brancos após o acabamento. O valor da sangria é de 1mm em cada lado.
Veja abaixo o exemplo em um card com corte especial:
3 - VERIFIQUE SE FONTES ESTÃO EM CURVAS.
Quando a sua arte é aberta em outro computador, a fonte escolhida pode não estar instalada nessa máquina, com isso, o programa usado fica sem as informações necessárias para a edição correta do texto e os problemas com fontes acontecem.
Quando você converte as fontes em curvas, o texto deixa de ser editável. Ele é transformado em um vetor e não necessita de arquivos de fontes para abrir corretamente em outras máquinas.
4 - CONVERTA OS EFEITOS EM BITMAP 300DPI.
Quando você envia seu arquivo pra gráfica, nós precisamos girar as artes e manipulá-las para conseguir montar as chapas da melhor forma possível. Esse processo não altera em nada sua arte, exceto em uma ocasião: Efeitos soltos na arte sem terem sido convertidos em bitmap ( sombras, power clip, lentes, gradientes, texturas, etc...).
Se você enviar um cartão com "efeito sombra" por exemplo, pode ser que quando se faça um processo simples como rodar a arte, para ela encaixar na folha de impressão, essa sombra permaneça no lugar onde estava originalmente, "saindo" da arte do seu cartão.
5 - VERIFIQUE SE OS CHAPADOS PRETOS ESTÃO CALÇADOS.
O preto que encontramos nos vários programas usados para criação gráfica, é o preto puro (C0 M0 Y0 K100). Porém essa cor só é indicada para os textos, linhas e objetos finos ou pequenos.
Para que páginas, tarjas, fundos e objetos grandes que queremos pintar de preto não fiquem com aspecto desbotado, precisamos colocar um reforço – ou um calço nas demais cores. Para isso aumentamos o percentual de Cyan, Magenta e Yellow, que caindo sobre o papel irão ajudar na cobertura da área e terão a função de dar mais intensidade a cor preta sobre o papel.
A NEW SPACE tem como padrão a seguinte carregação (C50 M30 Y30 K100).
1 - Deve ser usado apenas em textos, linhas e objetos finos ou pequenos.
2 - Carregação adequada para fundos chapados ou abjetos grandes sem causar danos a impressão.
3 - Inadequado para impressos em offset, seu uso pode causar vários problemas como
entupimento de tinta, decalque, erro de registro, entre outros.
Para materiais OFFSET sendo autorizado com este preto ele perde a garantia.
Obs: Para impressão digital em lonas, adesivos, tecidos, etc, pode ser usado o preto número 3.
6 - VERIFIQUE SE FRENTE E VERSO ESTÃO CASANDO.
É de suma importância que você tenha certeza se o seu trabalho está casando antes de enviar para a gráfica. No meio gráfico chamamos o topo do trabalho de ‘cabeça’ e a parte de baixo do trabalho chamamos de ‘pé’. Uma regra simples é conferir se o trabalho está
alinhado ‘pé com pé’ e ‘cabeça com cabeça’.
Veja abaixo o exemplo de uma forma correta e outra errada de envio.
7 - MONTAGENS COM ARTES PEQUENAS.
Caso mande uma montagem com vários adesivos pequenos, envie No tamanho máximo de meio metro quadrado [ex. 100x50cm] e Multiplique a quantidade caso seja necessário. [ex. 03und]
8 - VERIFIQUE SE A MARGEM PARA ILHÓS ESTÁ CORRETA.
A margem para ilhós é fundamental para que o mesmo não seja colocado em cima de alguma informação. Essa margem deve ter 5cm em cada conforme exemplo abaixo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________
Arquivo bem fechado e dentro dos padrões traz segurança para um resultado satisfatório e te garante o direito de reimpressão diante de algum problema produtivo.
Arquivos fora do gabarito e dos padrões de fechamento perdem a garantia e não poderão ser refeitos.
Após conferir todos esses itens, escolha em qual extensão deseja enviar a salve seu trabalho.
As extenções que aceitamos são: CDR, JPG, JPEG E PDF/X-1A.